“Como Maçãs de Ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo.” (Pv. 25.11)

“Feliz o homem que acha a sabedoria e o homem que adquire o conhecimento;
... é Árvore de Vida para os que a alcançam, e felizes são todos os que a retêm." (Pv. 3:13,18)

terça-feira, 30 de abril de 2013

ARTE CRISTÃ



ARTE CRISTÃ
(Jacques Maritain)

Pelas palavras “Arte Cristã”, eu não quero dizer “arte da igreja”... Eu quero dizer arte Cristã no sentido da arte que carrega consigo o caráter do cristianismo... a arte Cristã é definida por aquele em quem ela existe e pelo espírito de quem ela emana: alguém diz “arte Cristã” ou a “arte de um Cristão” assim como alguém pode dizer... “arte do homem”. Ela é a arte de uma humanidade redimida. Ela está plantada na alma Cristã, às margens das águas correntes, debaixo do céu das virtudes teológicas, em meio às brisas dos sete dons do Espírito. É natural que ela produza fruto Cristão.

Tudo pertence a ela, tanto o sagrado quanto o secular. Ela está em casa onde quer que a imaginação e o gozo do homem se estenderem. Sinfonia ou Ballet, filme ou novela, paisagem ou retrato, libreto de teatro de bonecos ou de ópera, ela pode tanto aparecer em qualquer uma destas, quanto pode aparecer nos vitrais e estátuas de igrejas.

Mas pode ser objetado... a arte não é pagã desde o seu nascimento e está vinculada ao pecado – do mesmo modo que o homem é pecador desde o seu nascimento? Mas a graça cura a natureza ferida. Não diga que uma arte Cristã é impossível. Diga, antes, que ela é difícil, dobradamente difícil – quatro vezes mais difícil, porque é difícil ser um artista e porque é muito difícil ser um Cristão, e porque a total dificuldade não é simplesmente a soma, mas o produto dessas duas dificuldades multiplicado um pelo outro: pois esta é uma questão de se harmonizar dois absolutos. Diga que a dificuldade se torna tremenda quando toda a sua época vive longe de Cristo, pois o artista é grandemente dependente do espírito da sua era. Mas desde quando a coragem já esteve em falta na terra?

Se você deseja produzir uma obra de arte Cristã, então seja um Cristão, e simplesmente se esforce para fazer uma bela obra, na qual permeará o seu coração; não tente um “fazer Cristão”.

Não faça a tentativa absurda de dissociar em si mesmo o artista e o Cristão. Eles são um, se você é verdadeiramente Cristão, e se a sua arte não está isolada da sua alma por qualquer sistema de estética. Mas aplique apenas o artista à obra; precisamente porque o artista e o Cristão são um, a obra derivará inteiramente de cada um deles.

Não separe a sua arte da sua fé. Mas deixe distinto o que é distinto. Não tente unir pela força o que a vida une tão bem. Se você fosse fazer da sua estética um artigo de fé, você estragaria a sua fé. Se você fosse fazer da sua devoção uma regra para atividade artística, ou se você fosse transformar o seu desejo de edificar em um método para a sua arte, você estragaria a sua arte.

Não obstante, a arte será Cristã e revelará na sua beleza a interior reflexão irradiada pela graça, se apenas ela transbordar de um coração abundante de graça. Pela virtude da arte que a alcança e rege diretamente pressupõe-se que o apetite está corretamente disposto com relação à beleza da obra. E se a beleza da obra é Cristã, é porque o apetite do artista está corretamente disposto com relação a tal beleza e porque na alma do artista, Cristo está presente pelo amor. A qualidade da obra é, aqui, a reflexão do amor do qual ela emana, e o qual move a virtude da arte instrumentalmente... Fútil seria, portanto, tentar encontrar uma técnica, um estilo, um sistema de regras ou um modo de trabalho que seriam os da arte Cristã. A arte que germina e cresce no homem Cristão pode admitir-se de uma infinidade destes. Mas estas formas de arte terão todas uma semelhança familiar e todas diferirão substancialmente das formas não-Cristãs de arte.

- Arte e Escolasticismo.

Notre Dame: Imprensa da Universidade de Notre Dame, 1974.

        Extraído da obra: A Imaginação Cristã. Leland Ryken (editor). Shaw Brooks, 2002.  


Tradução: Anna Layse A. Davis.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário