“Como Maçãs de Ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo.” (Pv. 25.11)

“Feliz o homem que acha a sabedoria e o homem que adquire o conhecimento;
... é Árvore de Vida para os que a alcançam, e felizes são todos os que a retêm." (Pv. 3:13,18)

terça-feira, 23 de abril de 2013

O Livro da Queda para Crianças - HISTÓRIA 2: A PROIBIÇÃO

O Livro da Queda do Homem para Crianças Thomas H. Gallaudet 



História 2

A Proibição
 
 

 “Proibição” - você pode me dizer - “eu não conheço essa palavra”.
Mas você conhece muito bem a coisa que ela quer dizer. Você sabe quando o seu pai lhe diz, por exemplo, para não subir na sua mesa e mexer com os livros e papéis que estão em cima dela? Ele pode ter lhe dado permissão para brincar no outro canto da sala, mas ele lhe proibiu de chegar perto da mesa. E quando ele se levantou da mesa e saiu da sala, ele lhe disse para se lembrar dessa proibição.
Ou pode ser que uma mãe tenha dito para a sua filha que ela deveria sair e passear no jardim, olhar para as flores, e colher algumas flores de todos os canteiros, menos de um, para fazer delas um belo buquê. A menininha era obediente, e não se esqueceu da proibição. Ela não tocou em nenhuma flor do canteiro das tulipas, pois era desse canteiro que a sua mãe a havia proibido de colher as flores.
Você pode pensar em algumas coisas que você tem sido proibido de tocar ou de fazer? Tente, veja se você consegue se lembrar de alguma proibição.
Agora, então, você pode me entender quando eu lhe digo que Deus proibiu Adão e Eva de comer do fruto de uma só árvore que estava plantada no meio do jardim em que eles moravam.
Era uma proibição que eles podiam facilmente entender. Ali estava a árvore, bem à vista. Deus a apontou para eles, para que eles não confundissem qual era a árvore de que estava falando.
Era uma proibição que eles podiam facilmente lembrar. Cada vez que eles passavam pela árvore, eles mal podiam olhar para ela sem pensar que essa era a única árvore em todo o jardim da qual eles foram proibidos de comer.
Era uma proibição que eles sabiam que Deus tinha todo o direito de fazer. O jardim, e tudo o que ali crescia, era de Deus. Ele tinha feito as árvores e as frutas deliciosas que estavam nelas. Ele tinha feito o sol brilhar e a água cair gentilmente sobre elas e Ele as tinha feito crescer. Ele poderia fazer o que bem quisesse com o que era seu.
Era uma proibição da qual Adão e Eva não podiam nem pensar em reclamar. Eles tinham o suficiente para não precisar usar da fruta daquela única árvore. Deus havia sido tão bom de ter dado permissão para eles comerem de todas aquelas frutas mais doces e mais bonitas com as quais as demais árvores estavam carregadas! Ele havia mostrado o quanto Ele os amava ao criá-los – dando-lhes corpos tão interessantes e úteis, e almas que iriam viver para sempre e crescer em bondade e alegria, se elas continuassem a amar e a obedecer a Deus. Ele os havia colocado no lar mais agradável e estava cuidando deles como um pai gentil e bondoso.
Era uma proibição para a qual eles certamente sabiam que havia uma boa razão. Deus poderia com ela estar querendo que eles mostrassem o quanto estavam prontos e desejosos de obedecer aos seus mandamentos, e quão alegremente eles estavam mantendo distância do que Deus havia proibido, sem querer nem tocar naquele fruto.
Se Deus não tivesse feito tal proibição, como eles poderiam mostrar tão bem a sua obediência? Uma das melhores maneiras de você mostrar que você ama o seu pai, não é justamente tendo o cuidado de não fazer uma coisa que ele proibiu?
Também pode ser que Deus estivesse querendo ver se eles eram realmente filhos obedientes – pode ser que Deus os estivesse testando, e mostrando aos anjos e a outros seres o que Adão e Eva fariam nessa prova.
Eles não podiam ter dúvida nenhuma de que um ser tão bondoso como Deus tinha algum bom motivo para ter lhes dado essa proibição.
Era uma proibição que não era difícil de eles obedecerem. Não era uma coisa difícil que eles precisavam fazer. Era simplesmente uma coisa que não era para ser feita, não era para eles tomarem do fruto de uma árvore.
Como você acha que você se sentiria se estivesse naquele bonito jardim, e como Adão e Eva, fosse proibido de comer do fruto da árvore que estava no meio do jardim?
Talvez você esteja achando que você não teria reclamado nem um pouco dessa proibição, e teria ficado perfeitamente satisfeito, e grato a Deus por toda a sua bondade.
Mas será que você nunca se sentiu insatisfeito e descontente quando os seus pais ou professores lhe proibiram de fazer ou de mexer em alguma coisa? - Você nunca achou uma proibição muito difícil, e reclamou dela? – Pense um pouco, e você vai ver que, se você estivesse sob a mesma proibição que Adão e Eva estavam, você também iria achar ela muito dura, e iria desejar que Deus não a tivesse dado.
Nós vamos descobrir, nas histórias mais à frente, como Adão e Eva se sentiram e o que eles fizeram. E vamos tentar ver, também, se você se sentiria ou faria alguma coisa melhor se estivesse no lugar deles.

 
Para Colorir:
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário