“Como Maçãs de Ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo.” (Pv. 25.11)

“Feliz o homem que acha a sabedoria e o homem que adquire o conhecimento;
... é Árvore de Vida para os que a alcançam, e felizes são todos os que a retêm." (Pv. 3:13,18)

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Os Deveres dos Pais - J. C. Ryle - Parte 11


Treine-os ao hábito de sempre dizer a verdade



A veracidade é muito menos comum no mundo do que nós estamos dispostos a pensar à primeira vista. “A verdade completa e nada além da verdade” é uma regra de ouro que muitos fariam bem se a mantivessem sempre em mente. A mentira e a prevaricação são pecados muito antigos. O Diabo foi o pai deles: ele enganou Eva com uma ousada mentira e desde a queda este é um pecado contra o qual todos os filhos de Eva precisam sempre vigiar.

Pense somente em quanta falsidade e engano existem no mundo! Quanto exagero! Quantas adições são feitas a uma simples história! Quantas coisas são deixadas de fora ou omitidas por não servirem ao interesse daquele que a está contando! Quão poucos há entre nós acerca dos quais podemos dizer que depositamos toda a nossa confiança nas suas palavras, sem hesitar! De fato, os Persas eram sábios em sua geração: um ponto crucial na educação dos seus filhos era que eles deveriam aprender a falar sempre a verdade. Que prova terrível da pecaminosidade humana é o fato de até mesmo ser necessário que mencionemos este ponto!

Leitor, eu gostaria de ressaltar a você o quão frequentemente Deus é chamado, no Antigo Testamento, de O Deus da Verdade. A verdade parece ser especialmente colocada diante de nós como um traço fundamental do caráter Daquele com quem nós nos identificamos. Ele nunca se desvia do reto caminho. Ele abomina a mentira e a hipocrisia. Procure manter estas coisas continuamente diante da mente dos seus filhos. Enfatize a eles, a cada momento, que qualquer coisa a menos do que a verdade é mentira, e que o “fugir do assunto”, o “inventar desculpas” e o exagero são como meio caminho andado na direção do que é falso, e devem ser evitados. Encoraje-os a serem sempre diretos em todas as circunstâncias, e a falarem sempre a verdade, custe o que custar.

Eu realço que você dê toda a atenção a este assunto não somente pelo bem do caráter dos seus filhos neste mundo (embora eu dê o maior valor a isto), mas eu lhe encorajo a ser firme nesta questão principalmente para o seu próprio conforto e assistência em todo o seu relacionamento com eles. Você verá quão grande ajuda é, de fato, poder sempre confiar nas suas palavras. Isso servirá até mesmo para prevenir aquele hábito do encobrimento que, infelizmente, às vezes prevalece entre as crianças. O caráter franco e honesto depende muito do tratamento que os pais dão a esta questão nos dias da sua infância.         

Nenhum comentário:

Postar um comentário