“Como Maçãs de Ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo.” (Pv. 25.11)

“Feliz o homem que acha a sabedoria e o homem que adquire o conhecimento;
... é Árvore de Vida para os que a alcançam, e felizes são todos os que a retêm." (Pv. 3:13,18)

segunda-feira, 14 de julho de 2014

As Seis Letras "C" do Ensino de Língua por uma Perspectiva Cristã - Parte II

Esta postagem consiste na segunda parte de um artigo postado no site da revista Reformed Perspective (Perspectiva Reformada), traduzido com permissão dos editores. Se você deseja ler o artigo original, visite o endereço: http://reformedperspective.ca/resources/44-christianed/55-english.

Os tópicos mencionados neste artigo (todos iniciados com a letra C) fornecem um resumo básico do que nós podemos chamar de uma visão cristã sobre o ensino de lingua/gem. Embora ele tenha sido escrito visando o ensino da Língua Inglesa como língua materna, o leitor verá que tais princípios se aplicam também para o ensino de Língua Portuguesa ou mesmo de línguas estrangeiras.

Se você ainda não leu a Parte I, clique aqui: http://macasdeouro.blogspot.com/2014/07/ensino-de-lingua-por-uma-perspectiva.html


"Este artigo foi trazido a você pela letra C: Ensinando Inglês por uma Perspectiva Cristã"

(Jeff Dykstra)



Contra-cultural

Embora a educação reformada nas artes da linguagem seja cultural, ela também é contra-cultural. Por exemplo, eu uso a obra “Profeta”, de Frank Paretti, [novela cristã, lançada em 1992, que trata de como a mídia cobre o tema do aborto] como um recurso comunicativo na minha classe de Ensino Médio, na unidade sobre jornalismo e cobertura de notícias. A novela merece ser estudada por dois motivos: Primeiramente, ela lança interessante luz sobre como o jornalismo pode ser empacotado de modo a promover diferentes agendas. Em segundo lugar, a novela tem as suas próprias fraquezas, vindo de um ponto de vista carismático e discutivelmente arminiano, o que pode promover discussões sobre como exatamente o espírito Santo age entre o Seu povo, e como Deus opera a Sua soberania na salvação do homem. Depois de analisarmos ambos estes assuntos por uma perspectiva bíblica, eu desafio os alunos a responderem concretamente aos erros da nossa cultura, escrevendo uma carta ao editor e/ou um ensaio crítico ou persuasivo.

Criatividade

O desafio de se responder concretamente, tanto a Cristo, quanto à cultura, nos trás ao quinto elemento da educação reformada nas artes da linguagem: a criatividade. Embora nós devamos testar (e desafiar) os espíritos da nossa época, nós não podemos parar com uma abordagem puramente crítica e negativa. Nós devemos também ser positivos, utilizando os nossos talentos comunicativos para glorificar a Deus e para a edificação dos nossos próximos. É por isso que os alunos, em cada série das minhas aulas de Inglês, devem apresentar alguma obra-prima para ser publicada (ou ao menos considerada para publicação), por alguma instituição fora da escola. Há vários lugares aos quais podemos pedir publicação: o concurso anual do Dia da Lembrança (Remembrance Day) e vários concursos de poesia, revistas como a “Perspectiva Reformada” (Reformed Perspective) e a “Digestão do Leitor” (Reader’s Digest), e livros como “Canja de Frango para a Alma” (Chicken Soup for the Soul). Tendo ou não a sua obra publicada, cada aluno deve escrever uma redação lidando com os problemas enfrentados neste processo de edição e publicação do seu trabalho.   

Cooperação

O aspecto do ensino de língua cristão que eu penso ser o mais difícil de se executar é a sua natureza comunal e cooperativa. Quando um bebê é batizado, a promessa da aliança de Deus para este bebê é testemunhada por toda a congregação, a qual é o corpo de Cristo. Dois capítulos da Bíblia lidam extensivamente com a questão de como os membros desse corpo são necessários para o bem uns dos outros: Romanos 12 e I Coríntios 12. A juventude da aliança deve ser treinada para buscar o bem de toda a congregação, para trabalhar conjuntamente, para edificar uns aos outros. Infelizmente, a natureza realmente humana dos alunos muitas vezes torna isto difícil, visto que os projetos em grupo – a montagem de uma assembleia, a formação de uma peça teatral ou a apresentação dramática para a leitura de um poema – frequentemente significam que alguns tentarão pegar carona nas costas de outros. Isso pode ser evitado dando-se a cada membro do grupo um papel e uma responsabilidade distinta (como no corpo de Cristo); cimentando-se a coesão entre os grupos com atividades de edificação do time; designando aos grupos tarefas menores com maior supervisão inicial, e designando trabalhos de grupo que possam ser realizados fora dos muros da escola. Por exemplo, os alunos podem ser orientados a escreverem as memórias dos membros idosos da sua própria congregação, para uma antologia de anedotas sobre vários momentos da história, requerendo-se assim que os alunos trabalhem com pessoas com quem eles talvez raramente falariam, se falassem, não fosse por trabalhos como este.

A parte mais desafiadora, ao se ressaltar este aspecto comunal da comunicação, contudo, se encontra no encorajamento de alunos mais bem dotados a apoiarem os seus co-aprendizes/colegas sem que eles mesmos sofram um curto-circuito no seu aprendizado. O melhor modo de encarar este desafio é assegurar-se de que as tarefas dadas pelo professor aos alunos são suficientemente significativas e levam em consideração a participação de todos. Contudo, igualmente importantes são os tipos de exemplos que os alunos tem visto da cooperação cristã no interior de suas escolas, igrejas e famílias. Quão bem nós, como adultos, temos exemplificado o modelo de uma atitude paciente com relação aos que são mais fracos, sem nem os ignorarmos, como a nossa sociedade competitiva e individualista nos tenta a fazer, e nem tomar deles a sua independência?

Conclusão
Como você pode ver, a educação Reformada nas artes da linguagem é um desafio colossal, o qual requer cuidado, compromisso, compaixão e consistência. O professor reformado deve não somente ensinar com eficácia, mas também dar o exemplo dos valores que deseja ensinar. Isso só pode ser feito - e ainda assim com muita deficiência (com a qual eu estou simplesmente muito familiarizado) – pela obra do Espírito Santo, pela Palavra e a oração, e no contexto da comunhão dos santos. Eu gostaria muito de ouvir de qualquer um dos meus santos-colaboradores afora se estes pensamentos tocaram alguma corda certa (pronto, eu terminei com uma palavra que se inicia com a letra “C”).   

Um comentário:

  1. Muito interessante esse texto, com excelentes ideias e dicas para tornar as aulas de linguagem mais engajantes, produtivas e distintamente cristas.

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