“Como Maçãs de Ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo.” (Pv. 25.11)

“Feliz o homem que acha a sabedoria e o homem que adquire o conhecimento;
... é Árvore de Vida para os que a alcançam, e felizes são todos os que a retêm." (Pv. 3:13,18)

sábado, 5 de julho de 2014

O Livro da Queda para Crianças - História 8: "A DESCULPA"



História 8

A DESCULPA

Como é tão difícil para nós, quando fazemos alguma coisa errada, nos sentirmos arrependidos por isso, e confessarmos o mal que fizemos, e pedirmos perdão!

E quando você faz coisas más, e é descoberto, não é verdade que muitas vezes você tenta inventar desculpas? Você já falou, por exemplo, que tinha esquecido completamente o que o seu pai ou professor haviam mandado? Que você não entendeu bem o que eles queriam dizer? Que você não estava tentando fazer o que fez? Que acabou sendo muito pior do que você imaginava? Que você estava enganado sobre aquilo? Ou ainda, que o seu amigo lhe havia dito que não teria nenhum problema. Que foi ele quem lhe fez errar. Que ele fez mais da metade da coisa errada, e que você nunca teria pensado em fazer aquilo, se ele não lhe tivesse tentado?

Foi exatamente assim que Adão e Eva começaram a inventar desculpas, quando Deus os chamou do seu esconderijo e eles vieram e se puseram tremendo diante dele.

- "Vocês comeram" - disse Deus a Adão - "da árvore que eu lhes mandei que não comessem?" (Gn 3:11)

- "A mulher que tu me destes para estar comigo, ela me deu da árvore, e eu comi." (Gn 3:12)

Essa foi a resposta de Adão. Quão indisposto Adão estava para confessar a sua culpa francamente e humildemente. Como ele estava pronto para, se possível, inventar alguma desculpa para o seu próprio pecado. Ele tentou pôr a culpa em Eva, como se ele não pudesse ter evitado fazer o que ela lhe disse e não pudesse se recusar a aceitar o fruto proibido da sua mão.

Deus então perguntou a Eva: "O que é isso que fizeste? " (Gn 3:13a) Ela também estava pronta com uma desculpa: "A serpente me enganou", - ou me disse coisas agradáveis e enganosas sobre a fruta, que me levaram a, sem nem pensar no que eu fiz, tomá-la - "e eu comi." (Gn 3:13b)

Ah! Como teria sido melhor para Adão e Eva se eles tivessem se lançado aos pés do seu Pai celeste, e tivessem, com corações sinceros, confessado o seu pecado e implorado a Deus que lhes perdoasse!

Você também não concorda que teria sempre sido melhor se você tivesse feito o mesmo todas as vezes que você fez alguma coisa errada? Pense nisso. Olhe para trás e veja como você se sentiu quando tentou dar desculpas por ter feito o que sabia que era errado, e que merecia a culpa e a punição. E depois pense como você se sentiu sempre que você confessou a sua culpa, e ficou arrependido pelo que fez, e pediu perdão. Que modo de agir você agora pensa ter sido o melhor?

Quando você inventou desculpas, a sua culpa parecia estar aumentando; com certeza os seus sentimentos ruins e desobedientes só pioraram! Você sentiu o tempo todo uma indisposição ainda maior de confessar o seu erro e mais do que nunca você ficou sem querer ceder à autoridade de seus pais ou professores. Suas desculpas, também, eram tão parecidas com contar falsidades que você sentiu uma boa parte da vergonha e da consciência acusando você de ser um mentiroso. Você também  normalmente acabou descobrindo que as suas desculpas não foram bem aceitas, e no final, a sua situação acabou sendo pior para você do que se você tivesse contado a exata verdade e confessado a sua culpa. Você também descobriu que depois de dar tais desculpas, ficou mais fácil para você fazer coisas similares novamente, e assim entrar em novos problemas.

Por outro lado, quando você confessou honestamente a sua falta, e se entristeceu pelo que fez, e pediu perdão, - como você se sentiu aliviado e alegre quando você foi perdoado! E mesmo que você tenha sofrido uma punição, como ela pareceu leve! E como os seus pais e professores tiveram um carinho especial por você mesmo enquanto você estava sendo castigado! E quando tudo passou, e você pôde ver que os outros acreditaram na sua palavra, e que o seu pai ou professor o amava novamente, e desejava encorajar e ajudar você a se comportar bem, Ah! Como você se sentiu melhor, e desejou que no futuro você fosse capacitado a evitar outro erro como esse!

Lembre-se, também, que tudo isso é igualmente verdadeiro com relação a Deus.

Se você tentar, como Adão e Eva fizeram, inventar desculpas para o pecado que você tem cometido contra Deus, seu coração vai crescer endurecido no pecado. Você vai começar a pensar menos da malignidade do pecado. Você vai pensar cada vez menos no perigo e na culpa de pecar contra Deus. Você vai continuar a pecar, - caminhando cada vez mais longe de Deus, e tornando o castigo para o seu pecado maior e maior.

Mas se você confessar os seus pecados a Deus, e se sentir verdadeiramente arrependido por eles, e confiar em Jesus Cristo, Deus promete perdoar os seus pecados. Ele nos diz isso na Bíblia nessas palavras que ele dirigiu o apóstolo João a escrever: "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça." (I Jo. 1:9) Nós também lemos em Provérbios: "Aquele que encobre os seus pecados não prosperará, mas aquele que os confessa e abandona alcançará misericórdia." (Pv. 28:13)

Pense na benção que é ter todos os seus pecados perdoados, e ser levado pelo Espírito Santo a evitar o pecado no futuro. Pense na alegria que é ter Deus como seu amigo, e estar preparado quando você morrer, para ir e estar com Ele e com Jesus Cristo para sempre.
 
Para Colorir:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário