“Como Maçãs de Ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo.” (Pv. 25.11)

“Feliz o homem que acha a sabedoria e o homem que adquire o conhecimento;
... é Árvore de Vida para os que a alcançam, e felizes são todos os que a retêm." (Pv. 3:13,18)

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Biografias Selecionadas da História da Igreja - Parte 3 - Rei Eduardo VI

Esta breve biografia do Rei Eduardo VI, da Inglaterra, foi extraída e traduzida da obra "Heróis da Reforma: um panorama ilustrado para crianças e jovens", por Joel Beeke e Diana Kleyn, com autorização da editora. Ela consiste em um resumo dos relatos biográficos sobre este jovem rei, e contém preciosas informações e citações proferidas por ele ou acerca dele. Que a vida deste jovem servo do Senhor sirva de inspiração às nossas crianças e jóvens acerca de como podemos servir a agradar a Ele desde a mais tenra idade.    


REI EDUARDO VI (1537 – 1553)

"Deus chamou este jovem príncipe para conhecer e servi-lO quando era ainda novo. Assim como Samuel, Eduardo obedeceu ao chamado do Senhor."

Nascimento e Educação

O Rei Eduardo VI, filho do Rei Henrique VIII, nasceu no Palácio da Corte de Hampton, em 12 de Outubro de 1537. A sua mãe, Jane Seymour, morreu apenas doze dias após o nascimento de Eduardo. O seu pai cria que a educação das crianças era algo muito importante e quando Eduardo tinha apenas seis anos de idade, o Rei Henrique escolheu dois homens de boa educação para serem seus mestres. Um era um homem nobre e piedoso e o outro era um fiel ministro do evangelho. Eles viram que Eduardo era ávido para aprender. Ele fez um progresso tão bom em seus estudos que, quando tinha apenas nove anos, ele já podia falar, ler e escrever em quatro línguas diferentes, inclusive grego. Algumas de suas cartas e tratados, escritos em Latim e Francês, se encontram em exposição no museu Britânico.

Amor pela Palavra de Deus

O príncipe Eduardo foi privilegiado por ouvir piedosos pregadores no palácio real. Alguns desses foram: Hugh Latimer, Nicholas Ridley e John Knox. O arcebispo Thomas Cranmer também foi um dos instrutores do jovem príncipe. Muito melhor do que estes distintos instrutores, no entanto, o Senhor mesmo ensinou a Eduardo. O Espírito Santo abençoou suas pregações ao coração do pequeno príncipe. Assim como o Senhor chamou a Samuel quando ele era apenas uma criança, Deus chamou este jovem príncipe para conhecer e servir a Ele quando era ainda novo. Assim como Samuel, Eduardo obedeceu ao chamado do Senhor.

Eduardo amava a Bíblia e desejava compreendê-la melhor. Ele tentava viver do modo como a Bíblia o ensinava a viver. Um dia, o jovem príncipe estava na biblioteca. Ele estava se esforçando para pegar algo em uma prateleira alta, mas não conseguia alcançar. Um grande livro estava posto sobre a mesa. Um dos seus servos apanhou este livro e o colocou no chão para que ele pudesse pisar em cima e alcançar o que queria. Eduardo viu que aquele livro era a Bíblia. Tirando-o do chão, ele reverentemente o colocou de volta sobre a mesa. Ao pôr sua mão sobre o grande livro, ele disse: “Este é o bendito Livro de Deus. Não é correto que pisemos sob nossos pés aquilo que Ele nos concedeu para entesouramos em nossas mentes e corações”.

Eduardo se torna rei

O Rei Henrique VIII morreu quando Eduardo tinha apenas dez anos. Nesta tenra idade, Eduardo tornou-se rei da Inglaterra. Uma cerimônia majestosa foi organizada para celebrar esta ocasião especial em 28 de Fevereiro de 1547. Três espadas deveriam ser levadas adiante dele na procissão, representando os seus três reinos: Inglaterra, Irlanda e França. Eduardo declarou que ele queria mais uma espada: a espada do Espírito, que é a Bíblia. Ele insistiu em ter uma Bíblia carregada com aquelas três espadas para demonstrar que ele recebera a sua autoridade real da Palavra de Deus.

Seu frutífero reinado

Em uma carta ao seu amigo Thomas Cranmer, Eduardo Escreveu: “Eu creio que devo desejar e praticar a piedade acima de todas as coisas; como disse o apóstolo Paulo, ‘a piedade para tudo é proveitosa’”.

Cranmer respondeu: “Das suas cartas eu observo que, em seu amor pelo aprendizado, as verdades celestiais são as coisas com as quais você mais se preocupa, e quem se importa com estas coisas não será dominado por muitas preocupações. Persevere, portanto, no caminho em que você tem adentrado e adorne a sua terra natal, que a luz da integridade que eu contemplo em você possa futuramente iluminar toda a sua Inglaterra.”

O Rei Eduardo resistiu às tentativas dos católico-Romanos da corte para influenciá-lo. Ele não cedeu às suas pressões e a Reforma prosseguiu. Em uma carta a Bullinger, de um homem chamado John ab Ulmis, nós aprendemos com relação às felizes mudanças na Inglaterra:

A Inglaterra está adornada e esclarecida pela Palavra de Deus e o número de fiéis aumenta grandemente a cada dia. A missa, tão querida dos papistas, começa a abrir caminho – em muitos lugares ela já é dispensada e condenada por divina autoridade... Peter Martyr tem provado, pelas Escrituras e pelos escritos dos teólogos ortodoxos, que o purgatório é apenas um fardo que nós temos sido forçados a suportar. Ele provou que a Eucaristia, ou a santa Ceia do Senhor, é uma comemoração de Cristo e um solene anúncio da Sua morte, não um sacrifício.

O pequeno rei realizou grande bem em seu curto reinado. Ele fez com que as Escrituras circulassem em todo o país. Trinta e seis diferentes edições da Bíblia inteira e do Novo Testamento foram impressas e vendidas durante o seu reinado. Além disso, porções da Bíblia e de outros bons livros foram impressas em grande número. Ele publicou o novo “Livro de Oração”, bem como o novo catecismo e os Quarenta e Dois Artigos de Fé. As imagens foram removidas das igrejas. Velas e procissões não eram mais permitidas. Foi permitido aos padres que casassem. Ele removeu as restrições que o Rei Henrique havia feito contra a pregação, para que o evangelho fosse livremente pregado.

Quando ele estava próximo do fim de sua vida, já fraco e doente, o Bispo Ridley pregou a ele. O assunto da pregação era a bondade para com os pobres. Muito comovido por este sermão, Eduardo pediu ao governante e conselheiro municipal de Londres para ir visitá-lo. Ele queria pensar em mais maneiras de ajudar os pobres. Em poucos dias, o homem retornou com um plano.

Um monastério foi transformado em uma escola para crianças pobres. Outro monastério tornou-se um lar para pessoas deficientes. Um abrigo foi estabelecido para pessoas com problemas mentais. Ele estabeleceu hospitais e ofereceu dinheiro para mantê-los. Foi encontrado um modo para ajudar viúvas e mulheres pobres. Deste modo, o Rei Eduardo ajudou milhares de pessoas. Ele se importava bastante com as necessidades espirituais do povo, mas ele também percebeu a necessidade de ajuda física nesses ramos.

Sua morte precoce

Infelizmente, Eduardo reinou por apenas seis anos. No ano de 1552, ele contraiu um tipo de sarampo e varíola do qual nunca se recuperou totalmente. Na primavera, ele se mudou para o campo, para receber o ar fresco e a luz do Sol, mas durante o inverno que se seguiu, ele desenvolveu uma tosse e sintomas de tuberculose apareceram.

John Foxe escreve: “cerca de três horas antes de sua morte, esta piedosa criança, fechando os seus olhos e pensando que ninguém podia ouvi-lo, fez esta oração: ‘Senhor Deus, liberta-me desta vida miserável e desprezível e toma a mim entre os teus eleitos. No entanto, não a minha vontade, mas a Tua vontade seja feita. Senhor, a Ti eu entrego o meu espírito. Ó Senhor! Tu sabes o quão feliz eu seria de viver no céu contigo, porém, pelo bem dos teus eleitos, concede-me vida e saúde, para que eu possa verdadeiramente servir-Te. Ó meu Senhor Deus, abençoa o Teu povo e preserva a Tua herança. Ó Senhor Deus, salva o teu povo escolhido na Inglaterra. Ó meu Senhor, defende este reino do papado, e sustenta a verdadeira religião, para que eu e o meu povo possamos louvar o Teu santo nome, por amor ao Teu Filho, Jesus Cristo.’ Um pouco depois, ele disse: ‘Eu sou fraco e débil, Senhor, tem misericórdia de mim e recebe o meu espírito’”.            

Ele morreu quando tinha dezesseis anos de idade, em 6 de Julho de 1553, e foi enterrado na Abadia de Westminster em 8 de Agosto. Thomas Cranmer conduziu o funeral, insistindo em uma cerimônia Protestante, apesar de a nova Rainha Maria querer uma cerimônia Católico-Romana. O sofrimento do povo inglês foi grande, pois sabiam o quanto o jovem Rei Eduardo se importava com eles e sentiam pesar em saber o quanto a Reforma Protestante sofreria na Inglaterra em virtude da sua morte.      

   

            KLEYN, Diana; BEEKE, Joel R. Heróis da Reforma: um panorama ilustrado para crianças e jovens. Grand Rapids: Reformation Heritage Books, 2007. Cap. 12, p. 72-74.

Nenhum comentário:

Postar um comentário