“Como Maçãs de Ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo.” (Pv. 25.11)

“Feliz o homem que acha a sabedoria e o homem que adquire o conhecimento;
... é Árvore de Vida para os que a alcançam, e felizes são todos os que a retêm." (Pv. 3:13,18)

terça-feira, 25 de abril de 2017

SUFOCANDO O JOIO


Sufocando o Joio

A maneira de controlar o joio no jardim é plantar muitas plantas boas e contrárias ao abrolho.


Já ouvimos a parábola sobre o joio que sufoca o trigo. Se fôssemos sábios, deveríamos usar a estratégia do nosso inimigo e tentar sufocar o joio com o trigo. A ocupação da mente com coisas edificantes é uma salvaguarda contra a tentação. Encher o cesto de milho minimiza a palha:  e com um coração cheio das verdades santas de Deus, o erro, a tolice e as vaidades do mundo não irão achar um lugar tão propício para se alojarem.


Esta ilustração fornece muita sabedoria no treinamento da criança. Semeie a mente da criança o quanto antes com as verdades da Palavra de Deus e instruções edificantes, e isso irá, em uma certa medida, minimizar o erro e a tolice. O falso brotará cedo se não ocuparmos a mente com o verdadeiro. Aqueles pais que têm receio de inclinar a mente da criança a preconceitos se a ensinarem a orar, e plantarem cedo a semente da piedade, irão descobrir que o Diabo não é tão escrupuloso, e que ele não perdeu tempo em ensinar a criança a falar palavrões e tudo mais que não presta. Não há problemas em tornar o campo tendencioso em favor do trigo desde a primeira oportunidade.

No caso dos divertimentos para crianças, é muito melhor providenciar do que proibir. Devemos prover os jovens com várias atividades interessantes, saudáveis e agradaveis, e eles vão ter menos tempo e desejo pelos encantos desse mundo perverso. Se nós estamos preocupados que nossos filhos vão se alimentar de forma não saudável fora de casa,  então vamos o tanto quanto possível tirar o apetite para estas coisas prejudiciais providenciando uma mesa boa em casa.


- tradução e paráfrase por Margaret Davis da história "Choking the Weeds", do livro "Flowers from a Puritan Garden", (Flores de um Jardim Puritano), em que o famoso pregador Charles H. Spurgeon reúne uma coleção de ilustrações retiradas dos escritos do puritano Thomas Manton, e as expõe de maneira breve e devocional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário